Biografia

Constituído pelos actores Daniel Vilola “Costa”, Orlando Rodrigues, Gilmário Vemba, Cesalty Paulo, José Chieta “Tigre”, “Os Tuneza”, nascem em Março de 2003 como grupo humorístico, sendo o resultado da junção de vários elementos que integravam o agora extinto grupo de teatro “Colectivo de Artes Tuneza Teatro”.

 

A partir da data em que se assumem como um grupo de humor, passam a suprir uma lacuna que se fazia sentir no panorama das artes cénicas em Angola, revelando-se como o primeiro grupo de humor angolano verdadeiramente digno desse nome.

 


As suas exibições, sempre marcadas pela irreverência e criatividade, iniciam-se no Miami Beach. Aí, apresentam um espectáculo de stand-up comedy cujo êxito desperta o interesse dos promotores culturais angolanos. O seu ponto alto é atingido com as presenças regulares, primeiro na Rádio Luanda, onde o sucesso com o programa “Chibados da Vida” se transforma num convite directo para apresentarem o programa “Fora de Série”, na TPA 2, passando pela Rádio 5 e continuando na TV Zimbo, com o programa “Zimbando” e onde mantêm uma presença regular agora no programa “Coisa Doida”.

A par destas presenças regulares nos vários órgãos de comunicação social, os Tuneza têm promovido periodicamente espectáculos por todas as províncias de Angola e pontualmente participado em eventos noutros países, sendo de destacar o prémio recebido em S. Tomé – Melhor Música Estrangeira – e as actuações na Alemanha e em Portugal (Coliseu dos Recreios e Casino de Lisboa).

No panorama interno, merece destaque a participação no Natal das Crianças de Angola, a convite da Presidência da República, e a presença em inúmeros eventos, acções promocionais e publicitárias, bem como espectáculos performativos, de entre os quais se ressalta o show na Casa 70 - uma das mais emblemáticas casas de espectáculos de Luanda - e onde os Tuneza foram o primeiro grupo de humor convidado a actuar.

Em 2006, publicaram o primeiro álbum musical intitulado “Humor ao domicílio” e em 2008 lançaram o DVD “Fora de Série”, com cenas extraídas do programa com o mesmo nome exibido na TPA2. Ambos os registos foram os primeiros a ser editados em Angola na área do humor.

Durante o mês de Março deste ano estiveram em Portugal onde, para além de terem participado num espectáculo de lançamento de uma empresa angolana em Portugal, frequentaram uma Curso de formação de actores ministrado por conceituados profissionais portugueses das mais diversas vertentes do teatro e da representação. Foram ainda convidados para estar presentes no programa diário da TVI “Você na TV” onde durante mais de 20 minutos divertiram todos com o seu humor angolano. Estiveram também no canal Afro Music e concederam uma entrevista para a SAPO. Tiveram ainda tempo para visitar as instalações das Produções Fictícias (agência criativa responsável, entre outros, pelos projectos “Gato Fedorento” e “Contemporâneos”).

“Os Tuneza”, neste momento, preparam a edição de um novo CD e de um novo DVD, bem como um novo programa e uma digressão que englobará Angola e Portugal, marcando, assim, uma nova fase do grupo que se assume já hoje como uma referência no panorama do humor e da sátira em  língua portuguesa.

Desde o início do mês de Fevereiro deste ano a empresa Speedlight tem a seu cargo a gestão global da carreira do grupo Tuneza.
 

 

tags:
publicado por Tuneza às 17:13